Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Patrulha Leão / Grupo 36


Don't click here!
Total de visitas: 195632
O leão - História

O género Miacis, o mais antigo antepassado dos *canídeos e dos *felídeos que habitava o continente norte-americano há 40 milhões de anos, vivia em árvores.




Género Miacis ( o mais antigo dos antepassados do leão )

As fases desde o género Miacis até ao leão actual são pouco conhecidas, sabe-se que existiu Nimravus ( uma outra espécie que existiu há mais de 30 milhões de anos ) que já possuía a dentadura própria dos felídeos e Smilodon ( outra espécie conhecida pelo nome tigre-dente-de-sabre ) , foi o representante dos felídeos que tinham caninos enormes e desapareceram há 12.000 anos, na época *pleistocena .

Na América, foram encontradas vários exemplos de fósseis da espécies Panthera atrox ( na Península Ibérica ), e de Panthera spelaea que são, considerados antepassados directos da espécie Panthera Leo.
O género Panthera spelaea chamado leão das cavernas foi reproduzido nas grutas de Combarelles, em Dordonha, em pinturas de arte rupestre.
A sua espécie desapareceu graças à extinção de florestas.
Os primeiros desenhos onde foram representados leões são muito antigos.

O antigo idioma dos egípcios utiliza a mesma palavras para designar o leão e o gato. O *hieróglifo com o qual o leão é indetificado nas inscrições, corresponde à palavra maao, cuja origem *onomatopaica é evidente.
Não se sabe, exactamente, quando é que o leão se extingui na Europa, mas sabe-se que foi no último milénio. Na Roma antiga reuniam-se, nas arenas, centenas desses animais. Heródoto conta que, quando o exército de Xerxes atravessou a Macedónia, numerosos leões, encorajados pela escuridão, atacaram os camelos que carregavam as bagagens. O fato provocou grande surpresa entre os soldados, que ignoravam a presença desse animal naquela região. Aristóteles afirma que o leão não existia em nenhuma outra região do continente europeu.

A Bíblia diz-nos que no passado, haviam leões na Síria e na Palestina. Contudo, também sobre a época de seu desaparecimento da Terra Santa nada sabemos de preciso. Em todo caso, é certo que, em outras épocas, sua área de distribuição estendida do Cabo da Boa Esperança à África do Norte e do sul da Ásia à Índia.
Há um século atrás, os leões substituíam na totalidade da África, excepto nas zonas das florestas equatoriais. Existiam também na Arábia e na Ásia Menor, no sopé dos Himalaias, no Irão e no Afeganistão. Actualmente, além dos últimos leões da Ásia que sobrevivem na reserva indiana de Gir, rica em florestas, existem ainda populações deles nas reservas do Quénia e da Tanzânia. Por fim, nas savanas e nas regiões semidesérticas da África Ocidental encontram-se núcleos populacionais bastante reduzidos.

É quase certo que se extinguiu no Irão e no Iraque, mas o leão-persa,que constitui uma subespécie bem característica, ainda existe na floresta de Gir, na região indiana de Kathiawar.

Vocabulário :

*canídeos - família de carnívoros a que pertencem cães, lobos, etc. .

*felídeos – família de carnívoros, digitígrados, que têm por tipo o gato.

*hieróglifo – Hieróglifo é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias. Também se aplica, depreciativamente, a qualquer escrita de difícil interpretação, ou que seja enigmática.

*Onomatopaica - formação de uma palavra cujo som tenta imitar ou reproduzir o;